Fonte da notícia e da imagem: Agência Senado

Publicada em 09.06.2017

A chacina de dez trabalhadores rurais ocorrida no Pará, no dia 24 de maio, é tema de audiência pública da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) nesta segunda-feira (12), a partir de 9h. De acordo com informações da Comissão Pastoral da Terra (CPT), nove homens e uma mulher foram assassinados durante uma ação policial de reintegração de posse em um acampamento na Fazenda Santa Lúcia, no município de Pau d’Arco, no Pará.

— “A fazenda Santa Lúcia, cenário do massacre, era motivo de disputa entre seu proprietário e trabalhadores sem terra. Desde maio de 2015 havia 150 famílias acampadas no local”, relatou o senador Paulo Paim (PT-RS) no requerimento para a realização da audiência.

O senador destacou que esse episódio e a chacina ocorrida em abril passado na zona rural do Município de Colniza (MT), quando nove trabalhadores rurais foram mortos e, no mínimo, 20 ficaram feridos, “acende, mais uma vez, o alerta para o aumento dos conflitos de terra no Brasil”.

Foram convidados para o debate, entre outros, representantes da Comissão Pastoral da Terra (CPT), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, da Central Única dos Trabalhadores (CUT), da Associação Nacional dos Defensores Públicos (Anadep) e de diversos órgãos e entidades ligadas aos direitos humanos.

A audiência será realizada em caráter interativo, com a possibilidade de participação popular por meio do Portal e-cidadania (www12.senado.leg.br/ecidadania/) e do Alô Senado (0800-612211).

COMO ACOMPANHAR E PARTICIPAR

Participe:
http://bit.ly/audienciainterativa

Portal e-Cidadania:
www.senado.gov.br/ecidadania

Alô Senado (0800-612211)

Anúncios